Língua portuguesa-vocábulo
Letras-português
Língua portuguesa-vocábulo
Tutor (a): Ana pereira chaves
Aluno: Andersom bruno figueiras
Polo: Camocim-ce
Atividade de portfólio
1. Mostre que na frase "Fiado só amanhã", usada em bares, o advérbio tem valor ligado à situação.
A pessoa que frequentam algum bar sabe que para pedir fiado é preciso ter uma grande dose de coragem. Para negar antes mesmo de pedir, o vendedor se utiliza de frases capciosas: "Fiado só amanhã". Nesse tipo de frase, não temos especificado a posição no tempo, ou seja, não focaliza um momento específico, e por isso o ato se prolonga com o tempo.
2. Por que o advérbio na frase acima se comporta como pronome?
O advérbio é uma classe bem diversificada. Sua parte semântica mantém semelhança com os pronomes, a depender do contexto extralinguístico, a exemplo dos de tempo e dos de lugar: amanhã; ali. Exceto os pronomes interrogativos e indefinidos, os demais pronomes têm por função principal apontar para as pessoas do discurso ou a elas se relacionar, indicando-lhes sua situação no tempo ou no espaço.
3. Na frase: "O homem que passou é meu conhecido" a forma que é pronome e conectivo. Comente.
O que é pronome relativo, pois serve para recuperar o termo que está citado antes dele, fazendo-lhe referência “O homem que...”; sendo também conectivo entre duas frases: O homem passou e o homem é meu conhecido.
4. Mostre que há semelhanças entre as formas ALGUM/ALGUNS e os numerais cardinais.
Algum(s) pode indicar coisa ou pessoa não definida, dentre duas ou mais; Quantidade indefinida, número aproximado; Posposto a um substantivo, tem geralmente sentido negativo, equivalendo a nenhum. Assemelha-se aos numerais cardinais quanto ao sentido e quantidade, por exemplo:
-João você quer quantos pedaços de bolo?
-Alguns (2, 3,4...)
5. Que diferença você percebe entre as mesmas formas acima e a flexão de número dos cardinais?Por exemplo: dois, três, quatro, cinco/um.
Algum mantém relação