lâmpadas fluorescentes e incandecentes
CIÊNCIAS
Nome: Hiram
Turma: 81
Série: 8ª
Professora: Gisele Coelho Boing
Agosto, 2013
Atividades:
1) Leia o texto a seguir e, em seu caderno, responda às questões.
Lâmpadas incandescentes e fluorescentes Na lâmpada incandescente, a corrente elétrica passa por um filamento de tungstênio (que tem alto ponto de fusão) dentro de um bulbo que contém um gás inerte, para evitar a oxidação do filamento. O filamento esquenta (até cerca de 2.500 °C), e com isso emite luz visível, além de muito calor na forma de raios infravermelhos. Na lâmpada fluorescente, há um tubo com gás argônio e um pouco de mercúrio. Um feixe de elétrons emitido por um eletrodo aquecido estimula o mercúrio, que emite radiação ultravioleta. Essa radiação se choca com uma camada de fósforo, que reveste internamente a lâmpada. O fósforo então emite luz. Essa transformação libera pouco calor,ou seja a lâmpada fluorescente se aquece muito menos do que a lâmpada incandescente. Mas há um desgaste no dispositivo que dá partida na lâmpada e, por isso, é conveniente evitar ligar e desligar a lâmpada em intervalos de tempo pequenos. Além disso, algumas pessoas podem sentir mais fadiga visual ao ler com a lâmpada fluorescente.
A) Quais os tipos de ondas eletromagnéticas mencionadas no texto? Em que essas ondas diferem entre si?
São as ondas infravermelhos e as ondas ultravioletas. Essas ondas diferem na fórmula de ter energia.
B) Quais os elementos químicos mencionados no texto?
São o Tungstênio, Gás argônio, mercúrio e o fósforo.
C) Cite um fator que torna as lâmpadas fluorescentes mais econômicas do que as incandescentes (uma lâmpada fluorescente de 15 watts ilumina tanto quanto uma lâmpada incandescente de 60 watts).
Porque a lâmpada incandescente esquenta mais, já a fluorescente esquenta menos ou seja a forma de produzir energia é diferente.
2) Leia o trecho a seguir, extraído de O nome da rosa, do escritor italiano Umberto Eco, e depois