Luís Vaz de Camões
Português
Prof. Victória Pinelo
Trabalho elaborado por:
Iúri Gomes
PAS3
2013/2014
Índice
Biografia 3
Bibliografia (algumas das suas obras) 5
Os Lusíadas, origem, estrutura e planos: 6
Analise d’OS LUSÍADAS, A Chegada á India: 7
A Lírica de Camões 9
Análise do soneto: Um mover d’olhos brando e piadoso 10
Biografia:
Luís Vaz de Camões é considerado o maior poeta Português. No entanto não se sabe muito sobre a sua vida pois não há muita informação do seculo XVI. O autor nasceu em 1524, em Coimbra, na capital do Império, pouco se sabe sobre a sua família, pensa-se que teria antecedência galega. Diz-se, para alem disso que estudou em Coimbra, até 1545.
Começou cantar as “doces e claras águas de Mondego”, a “florida terras” das margens, a graça feiticeira da menina dos olhos verdes.
Em 1542 a 1545, Camões teria ido de Coimbra para a corte em Lisboa, rico de humanidades, (ele tinha muita experiência amorosa).
Entre 1545 a 1548, em Ceuta, Luís Vaz de Camões teve de trocar as delícias e dissabores, pelo serviço militar. Apesar de ter sido um grande poeta, foi também um grande patriota e um grande soldado. Defendeu Portugal tanto nas guerras em África, como na Ásia.
Por volta de 1547-48, partiu para Ceuta depois de ter estado na corte de 1542 e 1543. Em Ceuta (África), perdeu o olho direito, quando lutava a favor de D. João III.
A última coisa que Luís Vaz de Camões fez foi a publicação d’Os Lusíadas em 1572, após a Grande Desordem.
O Rei D. Sebastião concede uma tensa (um pagamento) de 15000 reis anuais com esse dinheiro Camões vai se mantendo até à morte.
Camões conseguiu salvar o manuscrito d'Os Lusíadas quando naufragou na foz do rio Mekong Não se sabe mais nada da sua biografia, a partir de 1570, parece que foi alvo de vários epigramas, autores bem aceites na corte, o que pode significar que era invejado pela grandeza da sua obra quer pelo facto de beneficiar da pensão. Luís Vaz de