Luis Vaz de Camões
O trabalho apresentado traz informações sobre a vida e obras do poeta português Luís Vaz de Camões, ou Luís de Camões. Narra os acontecimentos de sua vida dentro e fora de Portugal, e apresenta a explicação sobre de um de seus poemas. Tendo como objetivo mostrar a cultura portuguesa
Biografia de Luís Vaz de Camões
Luís Vaz de Camões (1524-1580) foi poeta português. Autor do poema "Os Lusíadas", uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que mostra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. É o maior representante do Classicismo português.
Nasceu em Coimbra ou Lisboa, não se sabe o local exato nem o ano de seu nascimento, supõe-se por volta de 1524, ou 1525. Filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo, ingressou no Exército da Coroa de Portugal e em 1547 embarcou como soldado para a África, participou da guerra contra os Celtas, no Marrocos. Lá em combate perdeu seu olho direito.
Em 1552, de volta à Lisboa frequenta tanto os serões da nobreza como as noitadas populares. Numa briga agrediu, e feriu um funcionário real e acabou sendo preso. Embarcou para a Índia em 1553, onde participou de várias expedições militares. Em 1556 foi para a China, também em várias expedições. Em 1570 voltou para Lisboa, já com os manuscritos do poema "Os Lusíadas", que foi publicado em 1572, com a ajuda do rei D. Sebastião.
Luís de Camões é o poeta erudito do Renascimento, achava inspiração em canções ou trovas populares e escrevia poesias que lembram as cantigas medievais. Revelou em seus poemas uma sensibilidade para os dramas humanos, amorosos ou existenciais. A maior parte da obra lírica de Camões é composta de sonetos e redondilhas, de uma perfeição geométrica, sem abuso de artifícios, tudo parece estar no lugar correto.
No século XVI, em todos os reinos católicos, os livros deveriam ter a aprovação da Inquisição para serem publicados. Isso ocorreu com "Os Lusíadas", conforme texto de frei Bartolomeu, onde comenta as características da