Luís de Camões
2. Terra Natal Não se sabe onde o poeta nasceu. A maioria dos historiadores inclina-se para duas hipóteses: Coimbra e Lisboa. A Família Pai: Simão Vaz de Camões, natural de Lisboa Mãe: Ana Pertenciam ao povo ou à nobreza?
3. Os estudos Pensa-se que estudou em Coimbra. Era um homem cultíssimo. Estudou humanidades, história, literatura e latim. Conhecia os grandes clássicos da antiguidade: Homero, Platão, Vergílio… e os seus heróis Ulisses e Eneias
4. A sua juventude Foi um pequeno poeta na corte de Dom João III Foi um grande namoradeiro! (nenhuma miúda escapava aos seus olhares e “conversa”... ) Foi um grande aventureiro!
5. Vida dupla em Lisboa Viveu em Lisboa já homem e poeta. Frequentava o palácio real e as festas, os saraus de musica e de poesia nos salões de nobreza. Também se divertia nas tabernas e festas de bairro.
6. Os amores do Poeta Apaixonou-se por damas da corte: A Infanta D. Maria, irmã do Rei D. Manuel I Catarina de Ataíde, Joana Meneses (Dinamene)
7. Os amores do PoetaTambém se apaixonoupor uma rapariga dopovo que oimpressionou quando ia Descalça vai para a fontepara a fonte. Leonor pela verdura vai formosa e não segura… Tão linda que o mundo espanta Chove nela graça tanta Que dá graça à formosura Vai formosa e não segura…
8. Onde viveu ? Viveu em Constância “ Há quem diga que foi por crime de amor que o obrigaram a passar uma temporada noutra terra” Aqui escreveu muitos dos seus poemas!Casa de Camões ou Casa dos Arcos -Construção quinhentista, com arcos em tijolo,que aparece associada à passagem deCamões pela Vila (Freguesia de Constância
9. Em buscade aventura Em 1549, partiu o Norte de África (Ceuta) em busca de aventura. Juntou-se ao exército na luta contra os Mouros! Foi durante uma grande batalha que perdeu o seu olho direito. Por isso é retratado com uma pala, como os piratas...
10. De volta, a Lisboa mete-se novamente em sarilhos.Foi condenado a pagar uma multa.Resolveu então