Luís Carlos Prestes
Luís Carlos Prestes
Trabalho de História
1° Bimestre
Nome: Ana Julia de Oliveira S.
N° 02
Professora: Ana Cristina
Ano: 9° D
27/02/2014
Luís Carlos Prestes
(1898-1990): Nasceu em Porto Alegre, RS, filho de Antonio Pereira Prestes, um oficial do Exército, e Leocádia Felizardo Prestes. Órfão de pai e com a família passando por necessidades financeiras, Prestes decide-se pela carreira militar tendo estudado no Colégio Militar do Rio de Janeiro tendo sido diplomado Engenheiro Militar em 1920, aos 22 anos como primeiro aluno de sua turma.
Em 1922 participou dos preparativos para o levante contra o governo federal. Participou do movimento revolucionário de 1924, que se pretendia depor o presidente Artur Bernardes tendo comandado as forças revolucionárias no nordeste do Rio Grande do Sul, tendo iniciado a famosa "marcha da coluna", que atravessou o Brasil de sul a norte e de leste a oeste, tendo percorrido mais de vinte e cinco mil quilômetros a pé, o que passou para a história com o nome de "Coluna Prestes". Em 1927 asila-se na Bolívia, em dezembro deste ano recebe em Puerto Soares de Astrogildo Pereira, secretário do Partido Comunista do Brasil - PCB (até 1961 essa era a denominação do Partido, só a partir deste ano é que é alterado para Partido Comunista Brasileiro) que lhe passa vasta literatura marxista.
Após a Bolívia Prestes dirige-se para a Argentina onde entra em contato com o Partido Comunista Argentino dando prosseguimento aos estudos marxistas tornando-se comunista passando a adotar as posições do PCB mesmo sem ter ainda se filiado ao mesmo.
Em 1930 rompe com o movimento tenentista lançando o seu "Manifesto de Maio" em que prega a revolução. Em 1931 vai para a URSS onde trabalha como engenheiro.Por pressão do Partido Comunista da URSS, em agosto de 1934 é admitido no Partido Comunista do Brasil e no final do ano retorna clandestinamente ao Brasil, acompanhado de Olga Benário agente do Comintern que vem