Luz
Sempre o homem é o único ser do planeta que tenta entender o mundo, para sobreviver teve que enfrentar a fome, predadores, microorganismos e vírus que muitas vezes o levava morte. Na antiguidade as primeiras tentativas de explicar os fenômenos que ocorriam na natureza eram através do sobrenatural, nessa época não havia questionamento. Varias civilizações tinham esse conceito, e matavam pessoas ritualmente de forma que agradassem algum deus.
Outra forma de pensar era não se importar com o porquê das coisas desde que funcionassem, esses eram os artesãos. Batendo pedra contra pedra criaram instrumentos para caça, e com o barro faziam recipientes. Destas práticas podem ter surgido manifestações da arte. Graças a essa forma de pensar construíram monumentos, como as pirâmides e outrasobras dos povos antigos.
Há 7000 anos a.C. um conjunto de homens tem uma nova maneira de pensar, surgiam os filósofos que diziam que nem tudo vinha do divino e algumas coisas podiam ser explicadas. Aristóteles observava os fenômenos e tirava conclusões pela lógica e observação. Hipócrates considerado pai da medicina, contestava que todas as doenças eram de origem divina. Surgia a ciência com a tentativa do homem entender a natureza. Segundo Rampazzo (2005, p.19) "Através do pensamento racional denominada filosofia, e esse conhecimento se estendeu formando outras áreas como a matemática, lógica, biologia e etc.".
No século IV o imperador de Roma Constantino pegou hanseníase, com isso apareceu o Papa disse a ele que se convertesse ao cristianismo, o imperador assim o fez e foi curado, então decretou o cristianismo como religião oficial em Roma e quem não seguisse tal religião seria caçado. Aquela época vive um momento de trevas, tudo então passa novamente a ter uma explicação divina, sendo esquecida a época da luz do conhecimento. Nessa era das trevas na Europa, guerras assolavam por muitos motivos e o maior deles era religioso. Trabalhadores eram obrigados a