Luz
1-Introdução; 2-Natureza da luz; 3-Teorias sobre a luz:
Primeiras ideias dos gregos;
Teoria corpuscular da luz;
Teoria ondulatória;
Teoria da dualidade da partícula; 4-Comprimentos de onda de luz visível; 5-Conclusão; 6-bibliografia
Introdução
A luz na forma como a conhecemos é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Trata-se de uma forma de energia que se propaga por ondas electromagnéticas pulsantes ou em um sentido mais geral, qualquer radiação electromagnética que se situa entre as radiações infravermelhas e as radiações ultravioletas. As três grandezas físicas básicas da luz (e de toda a radiação electromagnética) são: brilho (ou amplitude), cor (ou frequência), e polarização (ou ângulo de vibração). Devido à dualidade onda-partícula, a luz exibe simultaneamente propriedades quer de ondas quer de partículas.
Os corpos luminosos são corpos emitentes de luz própria, outros enviam a luz que recebem, estes são chamados corpos iluminados. Tomando como referência a propagação da luz, pode ser considerado: transparência, opacidade ou translucidez. Os meios transparentes permitem a propagação da luz, ao qual, possibilita ver os objectos com nitidez, os opacos não permitem a propagação da luz, nos translúcidos a propagação é parcial irregular. Quando a luz incide em uma superfície de separação de dois meios quaisquer, incidem dois fenómenos:
Uma parte volta para o meio de onde veio (reflexão da luz);
Uma parte penetra o segundo meio (refracção da luz). Natureza da luz A luz é uma onda electromagnética , cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. As três grandezas físicas