Ortorexia
Transtornos alimentares, as pessoas imaginam meninas esqueléticas que ficam com fome ou que forçam vómitos, estas são imagens típicas dos habituais tipos de transtornos alimentares, mas os especialistas descobriram agora que as pessoas estão a sofrer de outro tipo de transtorno alimentar e atribuíram-lhe um novo termo: ortorexia.
Definição
O termo ortorexia vem das palavras gregas "orthos" (correto, apropriado) e "orexia" (apetite), criado por Steven Bratman. A ortorexia nervosa é um transtorno alimentar recentemente diagnosticado, que surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões daquilo que come. A pessoa permite-se comer, ao contrário da anorexia ou bulimia, mas fica tão obcecada com o que come que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a dieta.
Permitem-se apenas alimentos saudáveis e examinam minuciosamente o conteúdo nutricional de cada alimento que vão ingerir. Calorias, vitaminas e nutrientes tornam-se o ponto focal da comida e qualquer coisa que contenha o mínimo vestígio do que está na lista do “não é permitido” não é consumido.
Embora todos possamos beneficiar ao adotar esta atitude de forma mais habitual, estes “mártires” levam a obsessão com o conteúdo dos seus alimentos ao extremo, e não se permitem, em circunstância alguma, um desvio do seu programa de tipos de alimentos autorizados.
Sintomas
- Examina cada pormenor do que se encontra em cada alimento?
- Só se permite alimentos saudáveis?
- Consegue comer uma refeição preparada por outra pessoa?
- Observa e comenta a maneira como outras pessoas preparam a comida?
- Dá consigo a pensar em conteúdo nutricional durante o dia?
- Preocupa-se ao comer qualquer coisa que possa não ser “boa” para si?
- Perdeu muito peso recentemente sem seguir conscientemente uma dieta
Recentemente, complementou a caracterização da ortorexia nervosa, propondo outros sintomas, tais como: evitar o uso de corantes, aromatizantes, conservantes, pesticidas, alimentos geneticamente modificados,