LUTERO
A Reforma, não foi apenas uma conseqüência de rebeldia por parte de Martinho Lutero, que estava inconformado com os exageros praticados pela Igreja Católica. Havia situações religiosas, políticas, sociais e econômicas que propiciaram um terreno fértil, a propagação das idéias de reformas religiosas através de Lutero.
Lutero se destaca por suas idéias teológicas conflitantes. Como precursor da Reforma Protestante na Europa, nasceu no dia 10 de novembro de 1483 em Eisleben, na Alemanha, seu pai de origem camponesa, era responsável por uma mina de cobre. Filho de pais extremamente severo levou uma infância conturbada, teve educação primaria e secundaria em Mansfeld, Magdeburg. Na célebre escola de latim em Eisenach, estudou na Universidade de Erfurt (1501-1505), onde obteve o grau de “Mestre em Artes”.Cursou Direito (1505-1508). Em 1512 como Professor de filosofia, obtém o grau de doutor em Teologia na Universidade de Wittenberg.
Lutero foi um homem, que durante a sua vida passou por períodos de depressão e angustia, anelava pela salvação de sua alma, dos motivos que o levaram a essa decisão, esse acontecimento foi decisivo: duas semanas antes, quando passou por uma crise existencial e espiritual e era atormentado com o temor da morte e do inferno que o afligia.
Convicto do caráter passageiro da vida fez um voto a Santa Ana, caso se salvasse se tornaria um Monge, e por isso decidiu entrar para os Eremitas, no convento de Santo Agostinho em Erfurt, antes de completar 22 anos, e contra a vontade de seu pai, que queria que seu filho seguisse a carreira de advogado, Lutero, foi ordenado padre.
Em 1510 em visita a Roma, Lutero fica chocado com a vida pomposa e a corrupção do clero.
Devido as suas idéias que eram totalmente contrárias as impostas pela igreja católica, Martinho Lutero afixa as suas famosas