Lutero
No período da Idade Média, após ter ingressado no Clero, Martinho Lutero começa a duvidar dos ensinamentos que lhe foram transmitidos pela Igreja na época, e logo passa a se questionar e buscar por meio das Escrituras, algo que possa fazer com que outras pessoas passem a duvidar também. Lutero começa a ficar revoltado, quando o papa Leão X, pede que o cardeal …… comece a andar pela Europa, cobrando pelas indulgências, para que pudesse dar início à construção da Basílica de São Pedro em Roma, sede da Igreja.
Lutero revoltado com tudo isso resolve iniciar uma revolta, por meio das anexações de 95 teses, nas quais ele criticava fortemente as indulgências e a reputação do Clero na época. Roma logo convoca Lutero para um interrogatório, mas por interferência do príncipe Frederico, o julgamento não acontece em Roma. Lutero durante o interrogatório, não nega suas ideias e passa a ser perseguido. Lutero se isola e começa a traduzir a Bíblia para o alemão; Lutero começa então a divulgar um novo estilo de fé, por meio de seus estudos e suas opiniões e críticas pessoais a respeito da Bíblia. Lutero dá portanto início à “Reforma Protestante”, e vai começando a dividir os cristãos por meio de sua doutrina da “Livre interpretação da Bíblia”.
A Igreja, como já era costume, começa a “tentar contê-lo”, o papa envia uma bula à Lutero, ameaçando-o de excomunhão, mas, Lutero queima a bula em praça pública, levando aos moradores da cidade, onde o mesmo era pároco, uma enorme revolta pela Igreja Católica Apostólica Romana. Logo inicia-se uma revolta por toda aquela região da Europa e nem a Igreja conseguira conter os seus seguidores, eram todos contra a Igreja e cada pessoa defendendo seu ponto de vista a respeito da Bíblia, o que gerou um enorme confronto, que levou milhares de pessoas a óbito.
No final do filme, Lutero e seus companheiros, são liberados pelo Governo para difundir suas ideias pela Europa, e por meio do uso da interpretação pessoal da