Lutero (luther)
LUTERO (LUTHER)
Direção: Eric Till
Luther. Alemanha, 2003;
Estilo: Drama
Tempo: 112 min;
Roteiro: Camille Thomasson, Bart Gavigan.
Elenco: Joseph Fiennes, Alfred Molina, Bruno Ganz, Jonathan Firth, Peter Ustinov, Claire Cox, Uwe Ochsenknecht, Benjamin Sadler; Estúdio: NFP teleart / Eikon Film / Thrivent Financial for Lutherans; Distribuição: UIP / Pandora Filmes. Como o filme foi produzido por uma instituição eclesiástica pode vir a apresentar certa abordagem tendenciosa, deve ser analisado atenciosamente.
2 Breve síntese do filme.
Pontos principais retratados:
1. A venda de indulgências: O filme aborda a reação de Martim Lutero para com a prática comum exercida pelos praticantes do catolicismo regente. A venda de indulgências. Este revolta-se com a situação da população que é induzida a se submeter a tais práticas tendo-as como verdades absolutas. Este passa a questionar e toma como base de auxílio a própria bíblia, que era restrita aos integrantes do clero.
2. Reforma: A abordagem do filme para tal movimento não descarta a importância de Martinho Lutero, seu comportamento e aversão a certas atitudes praticadas pela igreja católica o que acabou corroborando ao Movimento da Reforma Luterana.
3. Tradução do Novo testamento da bíblia para o alemão: A igreja argumentava que a bíblia era complexa demais, sendo que até mesmo os religiosos encontravam dificuldade em interpretá-la, e dessa forma a população não teria condições de compreender o que as escrituras sagradas tinham a intenção de transmitir.
4. Santa inquisição: Outro ponto bastante importante retratado no filme é a da prática da inquisição, esta detinha o poder de decidir e julgar se as práticas consideradas adversas aos dogmas impostos pela igreja. “Julgava” e condenava.
5. Segregação Social: A indignação é retratada pelo filme quando Lutero se depara com pessoas maltrapilhas, aparentemente com fome, trabalhadores sendo induzidos na compra de