LUTAS
HAPKIDO E JIU-JITSU
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Lutas como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Poliana Benevides e Oliveira.
(PEOTAS-RS)
2013
JIU-JITSU
O Jiu-Jitsu, chamada de “arte suave”, teve origem na Índia, e era praticada por monges budistas, que desenvolveram técnicas usando o desequilíbrio, a projeção (queda), alavanca nas articulações. Com a expansão do budismo, o Jiu-jitsu chegou à China e posterior ao Japão, onde se estruturou, popularizou e é considerada a pátria mãe desta arte marcial. No Brasil o Jiu-jitsu chegou em 1915, através do japonês Conde Coma, no Belém do Para, e Gastão Greice se entusiasmou com a arte e levou seu filho Carlos para praticar. Carlos, com apenas 15 anos e franzino, desenvolveu a paixão pela arte e mais tarde teve notoriedade por vencer adversário de 20 e 30 kg. mais pesados. Aos 25 anos abriu a primeira academia dos Greice. Carlos Greice modificou as algumas regras e acrescentou quedas, finalizações e golpes, dando origem ao Jiu-jitsu Brasileiro, onde seu filho Hélio Greice deu continuidade até chegar aos anos 80, quando nomes como Roce Greice, Rick Greice levaram a popularidade ao vencer as primeiras edições do UFC. Em resumo, o Jiu-jitsu é uma luta de solo, onde se desenrola sem golpes de contusão, visando à finalização e imobilização do adversário através de alavancas nas articulações, estrangulamentos.
Sistema de faixas e idades correspondentes
São cinco graduações, até a faixa preta, são elas, branca, azul, roxa, marrom e preta. Tornam-se um pouco lentas, existe uma perspectiva de dois anos em cada faixa, mas pode ser alterado devido ao desempenho e a idade do praticante. Cada graduação possui quatro graus, que são dados, aos alunos, no decorrer dos treinos, com forme seu desempenho e