Luneta Mágica - O LIVRO
Joaquim Manuel de Macedo, que nasceu em Itaboraí, RJ, no dia 24 de junho de 1820, foi um grande escritor brasileiro, também foi professor de História do Brasil no Colégio Pedro II, e preceptor dos netos do Imperador Pedro II. E é Patrono da cadeira nº 20 da Academia Brasileira de Letras.
Joaquim Manuel de Macedo se formou em Medicina, pela Faculdade do Rio de Janeiro, mas nunca exerceu a profissão, pois seguiu carreira de literário.
As obras de Macedo representam todo o esquema e desenvolvimento dos romances iniciais, com linguagem simples, tramas fáceis, descrição de costumes da sociedade carioca, suas festas e tradições, pequenas intrigas de amor e mistério, um final feliz com a vitória do amor.
Poeta e teatrólogo de grandes recursos, Macedo produziu inúmeros trabalhos literários, além de uma vasta coleção de romances que o colocaram entre os melhores e mais fecundos prosadores brasileiros.
Joaquim Manuel de Macedo morreu no Rio de Janeiro, no dia 11 de abril de 1882.
Obras de Joaquim Manuel de Macedo
A Moreninha, romance, 1844
O Moço Loiro, romance, 1845
Os Dois Amores, romance, 1848
Rosa, romance, 1849
O Cego, teatro, 1849
Cobé, teatro, 1852
Vicentina, romance, 1853
O Forasteiro, romance, 1855
A Carteira de meu Tio, 1855
O Fantasma Branco, teatro, 1856
A Nebulosa, poesia, 1857
A Luneta Mágica, romance, 1869
Página 2
Contexto Histórico
A sociedade brasileira passou por mudanças nas partes políticas, sociais e por conseqüência disto também mudaram a forma de ver e entender a nova realidade que estavam vivendo no momento em que a obra A Luneta Mágica estava sendo escrita pelo autor Joaquim Manuel de Macedo. Foi nesse período que se mudou a forma de governo, foi feita a Constituição, se iniciou a substituição do trabalho escravo pelo assalariado e as fazendas de café e outras lavouras brasileiras se modernizaram. As cidades também cresceram e nelas as primeiras indústrias se instalaram.
Nestes