Lundu e Modinha
Ambos os ritmos são contemporâneos, surgiram no final do século XVIII, e foram trazidos da Europa ou diretamente da África como foi o Lundu, sofreram muitas influências através dos anos, o Lundum fortemente influenciado pela musica portuguesa e misturada com os já existentes ritmos africanos, a modinha teve origem em Portugal, mas sofreu grande influência das Óperas Italianas. Também esses dois ritmos já citados foram muito populares, cada um em sua camada social embora o lundu tenha sido popular entre a corte portuguesa em Portugal e no Brasil também foi muito popular em seu inicio nas camadas mais baixas, diferentemente da Modinha que era uma música mais voltada para as altas camadas sociais portuguesas.
O lundu surgiu no final do século XVIII da mistura dos ritmos dos escravos africanos vindos da Angola e Congo e os ritmos portugueses. No principio o lundu não tinha letra, era uma música para ser dançada nas senzalas, mas como sofreu uma influência muito forte da música europeia, acabou sendo aderida pelos brancos e suas classes sociais mais altas e a agora a música que era executada pelos negros com uma viola ou violão, passa para os salões de festas e passa a ser executada com o piano. O auge do Lundu no Brasil foi no século XIX e foi o primeiro ritmo negro a ser aceito pelos brancos, já em Portugal o Lundu foi aceito pela corte, mas foi proibida por D. Manuel II que dizia que o lundu ia contra a “moral e os bons costumes”, pois para os padrões da época era considerada uma música de muita lascívia e obscenidade, devida a suas letras serem com uma abordagem sexual muito forte e piadas com humor negro. Mas no Brasil o Lundu sobreviveu até meados do século XIX, o Lundu deixou grande herança cultural no Brasil na forma do Choro.
A Modinha teve origem em Portugal em meados do século XVIII, onde era denominada Moda ou Moda portuguesa, no Brasil era um gênero musical extremamente elitista tocado somente nos salões nobres do Brasil, tendo essa