Musico
Curso: Musica Bacharelado – ênfase em erudito
Aluno: Fábio de Melo Machado
Disciplina: Ritmos Brasileiros
Tema: “A modinha e o lundu”
Professor: Alexandre Franceschini
“A modinha e o lundu”
A Modinha e o Lundu são duas raízes da musica popular brasileira e que transcenderam há muito a musica popular, ou mesmo a erudita aqui no Brasil, Villa-Lobos um dos mais importantes compositores brasileiros se não o mais importante usou bastante o uso da modinha em suas composições, como por exemplo, as bachianas dele próprio.
Modinha
Modinha vem da palavra moda (estilo musical). A moda que geralmente aqui no Brasil se conhece mais é a moda caipira que é cantada a duas vozes em terças. A um tempo a trás era muito complicado falar a história de seu surgimento, com a duvida que se era de origem portuguesa ou brasileira, e depois de alguns anos de estudo da modinha constatou-se que sem sombra de duvidas é um estilo Brasileiro.
A modinha e o lundu são bastante (era, pois não sei se continua sendo) bastante tocados também em Portugal, e podemos dizer que o exportado desse nosso estilo foi o grande produtor de modinhas: Domingos Caldas Barbosa.
De acordo com que entendi em um trecho de uma carta de um amigo de Caldas Barbosa as cantigas de modinhas tinha o ar voltado para o amor num aspecto geral, desde cantigas para embalar crianças até musicas para conquista de moças. Isso na época em que Caldas Barbosa morava em Portugal.
No livro de Bruno Kiefer também se pode notar que ele tenta mostrar que a modinha não é apenas um estilo popular ou erudito, e sim um estilo nacional, que é muito mais apenas que um estilo de musica, e sim que em algumas canções pode-se notar que o estilo de musica fala da realidade urbana ou rural que vivemos.
Neste livro também podemos ver que a modinha não era nada haver com canções com letras literárias ou coisa do tipo, e sim que os compositores queriam ver suas modinhas em uma obra