Lulismo: período de grandes transformações no país
UNIVERSDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
POLO DE ALTO ARAGUAIA
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM GESTÁO PÚBLICA
SADÁ RIBEIRO PARREIRA
LULISMO: PERÍODO DE GRANDES TRANSFORMAÇÕES NO PAÍS
ALTO ARAGUAIA/MT
2011
LULISMO: PERÍODO DE GRANDES TRANSFORMAÇÕES NO PAÍS
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo a análise do texto “Modelo Liberal-Periférico e Bloco de Poder: Política e Dinâmica Macroeconômica nos Governos Lula”, que analisa os períodos entre os anos de 2003 a 2010, o qual apresentou grande avanços econômicos em relação a era de ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
A resenha crítica traça o perfil do grande desenvolvimento do período Lula, em especial da constituição de um novo modelo de desenvolvimento, focado na distribuição de renda e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Os argumentos se baseiam no notório avanço socioeconômico que a sociedade brasileira experimenta, calcado em programas como o Bolsa Família e o aumento real do salário mínimo.
Desenvolvimento
Os anos de 2003 a 2010, era na qual o país esteve sob o comando de Luís Inácio Lula de Silva, se transformaram em uma época de construção de uma política social consistente no Brasil, uma das principais conquistas atribuídas ao período.
Atualmente, mais de 13 milhões de pessoas são assistidas pelo Governo Federal, por meio de programas de transferência de renda, como o bem sucedido Bolsa Família. Além disso, o acesso ao crédito permitiu a melhora da qualidade de vida das pessoas, que puderam então, comprar itens para dar mais conforto as suas famílias.
Todavia, o cenário social favorável foi criado a partir das ações econômicas que permitiram este crescimento. Entre elas, a reorientação da política externa, fator determinante para que a crise assolada nos Estados Unidos não fosse mais danosa ao Brasil. O Governo estimulou ainda o aumento do consumo interno, fato que evitou maiores prejuízos às exportações, quando da crise de 2008.