Luis Vilela- Síntese do conto "O que cada um disse " e noções sobre a escrita do autor
O conto mostra explicitamente a maior peculiaridade de Luís Vilela, sua enorme desenvoltura em contar uma historia por diálogos. O texto inicialmente deixa um tom de mistério sobre um homem e sua mulher, os dois, supostamente, de índole inquestionável.
Os diversos personagens que compõem a obra aparentam ser pessoas simples; usam linguagem muito coloquial, gírias, até mesmo xingamentos .Não parecem ter muito em comum apenas uma reles ligação com o casal.
Posteriormente, o conto toma outro lado, e começa a acrescentar a trama alguns problemas do casal, como a esposa que não era tão confiável assim, o que poderia ter sido a causa do que aconteceu ainda um mistério. Nesse rumo o autor insere um personagem que, ao que parece, não conhece tão bem o homem e sua esposa. Este personagem conta uma historia que, logo, seria interpretada como uma analogia ao ocorrido. A conclusão da trama é um tanto quanto inesperada, ou no mínimo surpreendente, pois é revelado que o homem matou a mulher, os filhos e a si mesmo, sem deixar ao menos um por que.
A obra manteve um caráter de mistério do inicio ao fim, acrescentando sempre um pouquinho mais de vontade ao leitor, que quer saber o final da historia logo. É uma obra que fomenta mais a curiosidade do leitor, por ventura, o prende mais.
Escrita do Autor
Luís Vilela é um autor muito peculiar, sua forma de escrita não é nada ortodoxa. Vilela usa diálogos diretos como forma de contar uma historia, o uso do travessão dá toda uma estética a composição da obra. Usa de linguagem coloquial, simples, é um texto para qualquer um ler e entender. O dialogo sempre começa do nada, em algumas obras apresentam um caráter misterioso, e logo o desenrolar da trama. Os personagens não são heróis épicos, ou pensadores complicados, são apenas, pessoas.
A característica mais notável do contista, romancista, Luís Vilela, é a sua escrita, que vem com ele desde seu primeiro livro, aos 23, este muito