segmentando o mercado
Segmentação de mercado e o processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais com necessidades, desejos, percepção de valores ou comportamentos de compras semelhantes. (CHURCHILL; PETER, 2000)
A necessidade de segmentação de mercado
As organizações podem dividir seu mercado total em segmentos relativamente homogêneos. Esse processo é conhecido como segmentação de mercado. Com base nos resultados, a empresa decide qual desses segmentos servir e como servi-lo.
Necessidade de Segmentação de Mercado
Uma das histórias mais antigas contadas sobre a necessidade de segmentação de mercado envolve o início da indústria automobilística. Focalizando as economias de produção de massa, Henry Ford desenvolveu o modelo T como um carro destinado a satisfazer a todos.
Ao contrário dele, Alfredo P. Sloan Jr., da General Motors, fez os engenheiros criarem vários modelos cada um projetado para satisfazer as necessidades e gostos de um grupo diferente de clientes. Essa estratégia ajudou a General Motors a se tornar a maior empresa do mundo.
Assim como Sloan, os profissionais de marketing reconheceram a muitos anos que um único composto de marketing raramente é adequado para atender as necessidades e desejos de todo o mercado de um produto. Nem todos os consumidores querem os mesmos móveis para suas casas, tampouco todas as empresas querem o mesmo Software de administração de estoque. Tal variação entre compradores individuais e organizacionais é a principal razão para a segmentação de mercado.
Eficiência da Segmentação
Do ponto de vista do profissional de marketing, servir uma parte do mercado total é muitas vezes a estratégia mais eficiente, especialmente quando uma parte do mercado responde por uma porcentagem considerável das vendas de um produto.
Exemplo: A gráfica e produtora de catálogos R. R. Donnelley não conseguiu introduzir seus produtos no Japão por ter ignorado esse princípio. Sua propaganda era em inglês e a empresa