Lugares domésticos
Tcc1
Orientadora: Amanda Beraldo Machado
Marcilei de souza
Tema
Domesticidade
Espaços domésticos tratam da relação entre o lugar e o usuário e através dessa relação surge à domesticidade, termo que aborda a apropriação das pessoas em um determinado lugar, deixando as suas impressões. A domesticidade é um conjunto de emoções sentidas, e não um único atributo. Ela esta relacionada à família, à intimidade, à devoção ao lar, assim como a uma sensação da casa como incorporadora – e não somente abrigo – desse sentimento. (RYBCYNSKI, 1999, p.85)
Porque
.
O desejo de aprofundar nessa pesquisa surgiu de uma questão pessoal, pela minha profissão, de manicure e pedicure, e como estudante de arquitetura tive outro olhar sobre o assunto: a relação entre esse “ser estranho” que entra na casa de outra pessoa e que passa a conviver e identificar as características das pessoas nas casas.
Através dessa relação surgem camadas de aproximação, criando assim uma intimidade, em função disso passei a ocupar diferentes lugares neste espaço, que tem haver não só com uma relação social entre as pessoas, mas principalmente em relação ate a própria arquitetura e conformação do espaço arquitetônico.
Objetivo
estudar a relação entre espaços e lugares; a questão da identidade, da incorporação, das obras que falem dessa relação íntima de apropriação das pessoas no espaço.
Buscar entender a relação do espaço privado com a domesticidade do espaço público.
Justificativa
Esse tema é muito coerente na atualidade porque tem uma padronização cada vez maior desse espaço do habitar, os apartamentos e as casas são cada vez mais estereotipados, sendo assim uma repetição. Como as pessoas vão criar um vínculo com os espaços que não foram concebidos de acordo com seus desejos?
Assunto estudado
A história da domesticidade e seu desenvolvimento