Ludico no processo de alfabetiação
7336 palavras
30 páginas
INTRODUÇÃOEste trabalho tem como objetivo principal levar ao conhecimento dos educadores a importância do lúdico, visando uma aprendizagem significativa, clara e objetiva levando os educadores tomarem gosto pelo estudo. Facilitando e desenvolvendo suas competências e habilidades.
Como foi analisado, o numero de alunos com dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização, continua consideravelmente alto. Atualmente, estes alunos constituem cerca de metade da população estudantil com necessidades em serem alfabetizados.
Portanto, observa-se a necessidade em trabalhar de forma lúdica, principalmente nas series iniciais, onde se encontra na fase de alfabetização, e socialização no meio em que está inserido.
Hoje, caracteriza-se como escola de qualidade, aquela que preenche as necessidades do educando, valorizando seus conhecimentos e instigando-os buscar outros novos. Porém, os educadores não estão habilidades a desenvolverem esse trabalho de alfabetizar utilizando o lúdico.
No primeiro e segundo capítulos, aborda-se a historia do lúdico e a importância da ludicidade como meio de instigar o aluno a desenvolver-se, porém é necessário que todos trabalhem em comunhão, de maneira que o processo de ensino aprendizagem priorize o sujeito tornando-o ativo na apropriação e construção de seu conhecimento. Aborda também a função dos jogos e aprendizagem como método de estimular o educando a desenvolver suas competências e suas habilidades intelectuais, para que possa alcançar se pleno desenvolvimento.
O terceiro capítulo é constituído da abordagem da interação entre educando e educador, para que ambos sejam sujeitos transformadores, ativos e partícipes na construção de conhecimentos, visando alcançar um melhor desempenho a partir do qual a busca do conhecimento passa a acontecer de maneira prazerosa e significativa, tanto no plano coletivo quanto no individual.
No quarto capítulo enfatiza-se a relevância da formação do educador quanto a prática lúdica na