ludicidade
O objetivo deste trabalho é ressaltar a importância e a função didática e lúdica da literatura infantil para o desenvolvimento da criança.
A função didática e lúdica da literatura infantil podem ser decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta.
Se leitura for feita de maneira prazerosa, poderá ser um hábito saudável, capaz de formar cidadãos conscientes, competentes, com sensibilidade e imaginação.
O lúdico favorece a interação com o colega e estimula o uso da imaginação, faz com que a criança saia da monotonia da sala de aula e se torne mais criativa e espontânea.
A narrativa faz parte da vida da criança desde quando bebê, através da voz amada, dos acalantos e das canções de ninar, que mais tarde vão dando lugar às cantigas de roda, a narrativas curtas sobre crianças, animais ou natureza. Aqui, crianças bem pequenas, já demonstram seu interesse pelas histórias, batendo palmas, sorrindo, sentindo medo ou imitando algum personagem.
Neste sentido, é fundamental para a formação da criança que ela ouça muitas histórias desde o inicio da vida.
2 DESENVOLVIMENTO
O livro escolhido foi “Branca de neve e os sete anões” que fala de uma madrasta que não gostava de sua enteada e por isso queria mata-la, branca de neve foge e vai viver na casa dos sete anões, a madrasta a reencontra e oferece uma maçã envenenada para branca de neve que desmaia, em seguida aparece um príncipe que se apaixona por ela, os dois se casam e vivem felizes para sempre.
O primeiro contato da criança com um texto é realizado oralmente, quando o pai, a mãe, os avós ou outra pessoa conta-lhe os mais diversos tipos de histórias. À medida que cresce, já é capaz de escolher a história que quer ouvir, ou a parte da história que mais lhe agrada.
3 CONCLUSÃO
Responde-se aos objetivos sem, no entanto, justificá-los.
REFERÊNCIAS
SOBRENOME, Nome do autor. Título da