Lucas
Fixemos uma lâmina de aço muito fina para que ela possa oscilar conforme indica a figura ao lado. Fixemos uma lâmina de aço muito fina para que ela possa oscilar conforme indica a figura ao lado.
Quando deslocamos a lâmina, sua extremidade livre começa a oscilar para a direita e para a esquerda. Quando deslocamos a lâmina, sua extremidade livre começa a oscilar para a direita e para a esquerda.
O efeito combinado de compressão e rarefação simultâneo transfere energia das moléculas do ar da esquerda para a direita, ou da direita para a esquerda na direção do movimento da lâmina, produzindo ondas longitudinais, nas quais as moléculas do ar se movimentam para frente e para trás, recebendo energia das moléculas mais próximas da fonte e transmitindo-a para as moléculas mais afastadas dela, até chegarem ao ouvido.
No ouvido, as ondas atingem uma membrana chamada tímpano. O tímpano passa a vibrar com a mesma frequência das ondas, transmitindo ao cérebro, por impulsos elétricos, a sensação denominada som.
Quando a frequência é maior que 20 000 Hz, as ondas são ditas ultrassônicas, menor que 20 Hz, infrassônicas.
As ondas infrassônicas e ultrassônicas não são audíveis pelo ouvido humano. As ondas infrassônicas são produzidas, por exemplo, por um abalo sísmico. Os ultrassons podem ser ouvidos por certos animais como morcego e o cão. * As ondas sonoras são produzidas por: * Vibração de cordas * Vibração de colunas de ar * Vibração de discos e membranas
Transmissão de Som
A maioria dos sons chega ao ouvido transmitido pelo ar, que age como meio de transmissão.
Nas pequenas altitudes, os sons são bem audíveis, o que não ocorre em altitudes maiores, onde o ar é menos denso.
O ar denso é melhor transmissor do som que o ar rarefeito, pois as moléculas gasosas estão mais próximas e transmitem a energia cinética da onda de umas para outras com maior facilidade.
Qualidade de Som
Se a energia emitida pela fonte é grande,