Lucas
Introdução
Uma das principais características de um administrador é conhecer bem o funcionamento financeiro de uma empresa independente da estrutura de mercado na qual a empresa esteja inserida, seja num mercado competitivo, numa concorrência monopolística, num oligopólio ou mesmo num monopólio. Os desafios de um administrador basicamente são os mesmos: levantar e alocar recursos para que a empresa possa desenvolver seu produto ou prestar seu serviço.
Todavia, para que o administrador possa efetivamente levantar esses recursos e bem alocá-los, faz-se necessário conhecer de perto as principais especificidades da administração financeira. Nesses termos, o objetivo deste capítulo é conhecer as bases que norteiam a administração financeira das empresas.
O que é administração financeira?
Quando pensamos na definição de administração financeira, há que se compreender o que vem a ser finanças para podermos então compreender o que é a adminstração financeira. Entende-se por finanças uma série de princípios econômicos (sobretudo no que concerne ao estudo da microeconomia) e financeiros para maximizar um determinado resultado de valor num período de tempo. Esse resultado, com efeito, é a riqueza que pode ser medida através do lucro ou através do aumento do patrimônio de uma empresa.
Ora, se finanças representam esses princípios fica fácil entender o que vem a ser administração financeira. Em que pese diversos autores definirem a administração financeira a sua própria vontade, todos reconhecem que no final das contas a administração financeira nada mais é do que a melhor utilização dos princípios microeconômicos e a utilização das ferramentas financeiras para obter o melhor resultado de um negócio.
Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br
Funções financeiras da empresa
Da venda de revistas numa banca de jornais em São Paulo até a produção de aviões