lubrificação
TÉCNICO EM MECÂNICA
PLANO DE LUBRIFICAÇÃO EM UM LAMINADOR PROPERZI
ARACRUZ
2013
JACKELINE MARTINS
RODRIGO ALVES
ROGÉRIO GIACOMIN
SALÉZIA TEIXEIRA
SÂMUA VICENTE
PLANO DE LUBRIFICAÇÃO EM UM LAMINADOR PROPERZI
Trabalho apresentado à disciplina Hidráulica e Pneumática II do curso Técnico em Mecânica da Escola Técnica Premier, como requisito parcial de avaliação.
Professor (a): Rafaela B. L. Oliveira
ARACRUZ
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Em qualquer empreendimento industrial, independentemente do seu porte, o estabelecimento de um programa racional de lubrificação é fator primordial para a obtenção da melhor eficiência operacional dos equipamentos.
A existência de um programa racional de lubrificação e sua implementação influem de maneira direta nos custos industriais pela redução do número de paradas para manutenção, diminuição das despesas com peças de reposição e com lubrificantes e pelo aumento da produção, além de melhorar as condições de segurança do próprio serviço de lubrificação.
A primeira providência para a elaboração e instalação de um programa de lubrificação refere-se a um levantamento cuidadoso das máquinas e equipamentos e das suas reais condições de operação.
Uma vez concluído este primeiro passo, deve-se verificar quais os equipamentos cujos manuais do fabricante estão disponíveis e quais os tipos e marcas de lubrificantes para eles recomendados.
De posse dos dados anteriores, deve-se elaborar um plano de lubrificação para cada equipamento, em que ele deve ser identificado. E ainda mencionar todos os seus pontos de lubrificação, métodos a empregar, produtos recomendados e periodicidade da lubrificação.
Para facilitar aos operários encarregados da lubrificação e minimizar a possibilidade de erros nas tarefas de lubrificação (aplicação de produtos indevidos).
2 A MÁQUINA
A máquina abordada para o presente estudo é um