lubrificação
1
Conceitos
Introdutórios
Vamos conceituar no projeto de máquinas, o termo mecanismo relacionando-o ao estudo cinemático dos diversos componentes mecânicos tais como sistemas articulados, cames e excêntricos, catracas e sistemas intermitentes, trens rotativos envolvendo engrenagens, polias, correntes e correias, etc. buscando enfatizar, como ponto fundamental, a cinemática do movimento, contrastando com o projeto dinâmico-estrutural que tem como base a obtenção de esforços internos e externos a partir da análise do mecanismo. Embora a sua aplicação possa abranger todo o campo da mecânica técnica, o estudo dos mecanismos teve seu grande avanço a partir do surgimento da mecânica fina, particularmente no desenvolvimento de instrumentos de precisão, instrumentação e dos computadores analógicos. Atualmente o seu desenvolvimento tem se acelerado bastante para suprir a demanda de aplicações voltada à robótica.
Saiba mais
O termo “cinemático” envolve os conceitos de deslocamentos, velocidades e acelerações.
DEMEC-UFPE—1
Mecanismos—Conceitos Introdutórios
1.1. Tipos de Movimento
Um corpo rígido qualquer pode se deslocar em uma reta ou plano imaginários contidos no espaço ou pode efetuar movimentos que não se enquadrem nestas situações, estes ditos puramente espaciais. Em função disto algumas classificações foram definidas.
1.1.1. Movimento Plano
Translação – Verifica-se quando um corpo rígido movimenta-se de tal forma que cada linha reta, pertencente a este, mantém-se paralela a si mesma e também a um determinado plano de referência, nas diversas posições ocupadas. Observe:
De acordo com a definição dada, o movimento de translação, no plano, pode ser subdividido em dois tipos.
• Translação retilínea - As trajetórias de dois pontos quaisquer do corpo são retas paralelas. Quando o corpo se movimenta ora para a frente, ora para trás, têm-se um movimento alternativo, como é o caso
do