lubrificantes
1 Rolamentos
O que é Rolamento?
Um rolamento é um dispositivo que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Serve para substituir a fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo e da chumaceira por uma fricção de roladura. Compreendem os chamados corpos rolantes, como bolas, rodízios, etc., os anéis que constituem os trilhos de roladura e a caixa interposta entre os anéis. Todos estes elementos são de aço combinado com crómio e as suas dimensões estão submetidas a um sistema de normalização.
2Tipos de Rolamentos
2.1 Radiais de esferas
Os rolamentos radiais de esferas são compostos por um anel interno e um anel externo, com um porta-esfera com o número máximo de esferas de precisão. A construção do rolamento padrão do tipo Conrad possui uma ranhura capaz de suportar cargas radiais e axiais em qualquer sentido em desenhos versáteis que permitem operação em velocidade relativamente alta.
Além dos rolamentos padrão de carreira única com ranhura, a TIM Ken oferece desenhos especiais, incluindo uma série de capacidade máxima e uma série radial extragrande (XLS).
Faixas de tamanhos: furo de 3 mm a 600 mm (0,12 pol. a 23, 62 pol.
3 Aplicações do rolamento radial
3.1Aplicações
Os rolamentos radiais de esferas são projetados para uso em aplicações de alta velocidade e alta precisão, incluindo: Agricultura
Automotivo
Produtos químicos
Indústria em geral
Concessionários de serviços públicos
Em certos mecanismos pouco carregados, o rolamento de esferas determinado pelo diâmetro do eixo pode se encontrar com grande capacidade de carga. O super-dimensionamento do rolamento pode então se mostrar excedente em peso. É preferível então utilizar rolamento de esferas série ISO.
São rolamento rígidos, sem entalhe para o enchimento, podendo suportar cargas axiais nos dois sentidos. Por suas propriedades, estão entre os rolamentos mais econômicos e os mais