Luan souza
Toque é o fundamento do Voleibol no qual a bola é manipulada com as pontas dos dedos acima da cabeça, tendo o objetivo de posicioná-la de forma a permitir uma ação ofensiva por parte da equipe, ou também em alguns casos, agir como um artifício de ataque direto, mais conhecido como “bola de segunda”.
Em casos extremos o toque pode ser usado de maneira receptiva, a fim de amortecer um saque adversário, o que é muito incomum.
Posicionamento
♦ Posição de expectativa, com os braços semiflexionados e as mãos na altura do rosto;
♦ As mãos devem ficar abertas e com os polegares e indicadores formando um triângulo;
♦ Pernas flexionadas antes de golpear a bola e simultaneamente, estender as pernas e os braços na direção da bola;
♦ Tocar a bola quando esta se encontrar na frente do rosto e nesse mesmo momento as pernas, tronco e os braços devem estar estendidos para cima, seguindo a trajetória da bola.
Tipos de toque
Existem quatro tipos de toque: em suspensão, lateral, frontal e o de costas.
A maneira de execução nos quatro tipos de toques será sempre a mesma, porém, o que diferencia cada um é a direção a qual a bola vai ser projetada.
Toque em suspensão: é realizado quando o jogador está saltando, geralmente usado em bolas recepcionadas mais altas ou com dificuldade.
Toque lateral: é realizado quando o jogador ataca o campo adversário na chamada “bola de segunda”.
Toque frontal: é a segunda bola, a qual o levantador que fica posicionado lateralmente a rede, irá levantar a bola para o companheiro que está na sua frente.
Toque de costas: é a segunda bola, a qual o levantador irá passar para o companheiro que vem de trás em relação ao seu posicionamento.
Atividades
Toque em suspensão: Em uma única fila em frente a tabela de basquete, o professor irá lançar a bola ao alto e o aluno deverá saltar e realizar o toque visando acertar a cesta. Realizado 2 ou 3 vezes por cada aluno.
Toque frontal: Com uma bola e em duplas, cada integrante posiciona-se