Sob ótica das estratégias de marketing: por quê as empresas perdem os clientes
1.INTRODUÇÃO
Uma das grandes preocupações das organizações é a conquista e permanência no mercado. Dessa forma, as empresas realizam um trabalho que envolve toda a organização para que esta possa adaptar-se aos consumidores e também conquistá-los. Por isso muitas organizações bem colocadas no ranking das melhores organizações do mundo, investem em marketing para manter-se presente na rotina dos consumidores. Por outro lado, essa estratégia nem sempre é escolhida com sucesso.
O objetivo desta pesquisa é verificar o motivo que tem levado as empresas a perderem seus clientes. Sob a ótica das estratégias de marketing o mesmo é baseado na experiência (enfatiza a interatividade, conectividade e criatividade) e conhecimento (tecnologia pertinente, concorrência, clientes, recursos, planos e formas de negociar) existentes na organização que definirão cada vez mais os recursos de uma organização bem sucedida.
Neste sentido o artigo irá abordar aspectos comuns, através de uma matriz de instrumentos para coleta de dados, entre dois casos selecionados em que a estratégia de marketing não foi satisfatória às intenções das empresas. Após a descrição dos casos será realizada uma breve discussão acerca da relação existente entre marketing, consumidor ou cliente.
Para tanto este trabalho foi estruturado em seis seções. A seção 2, após a introdução, abordará um breve referencial teórico. A seção 3, Metodologia, procurará esclarecer os metódos de pesquisa utilizados. Seguindo, a seção 4 denominada “Sob ótica das estratégias de marketing: por quê as empresas perdem os clientes – contraste entre estudos de casos” apresentará os dois estudos de caso a serem tratados no artigo. O primeiro “Tragédia no Metrô em SP”, seção 4.1 e “Fracasso de marketing – Coca-Cola”, descrito na seção 4.2. A seção 5 apresenta uma breve análise dos casos, identificando os pontos comuns entre ambos. Por