Loção anticelulite redutora de medidas
Curso de Farmácia
LOÇÃO ANTICELULITE REDUTORA DE MEDIDAS
Alunos: Bruna Satie Uto
Marli Aparecida
Marcio Pereira
Curitiba 2013
1.Introdução
Loção é uma solução de substância química, podendo ser transparente ou opaca, incolor ou colorida. O veículo pode ser constituído de água, álcool e água, água e propilenoglicol. De acordo com a ação a que se destinam, denominam-se loções tônicas adstringentes, anti-sépticas, calmantes e hidratantes.
Função de cada componente utilizado:
Paramul J: é uma base auto-emulsionante não-iônica adequada ao preparo de emulsões do tipo Óleo / Água. É de fácil preparo, dando origem a cremes e loções cremosas brilhantes, de toque agradável, não gorduroso, de boa espalhabilidade, sendo compatível com a maioria dos princípios ativos dermatológicos inclusive a hidroquinona, que normalmente não é incorporada em bases não-iônicas. Permite ainda sua associação com grandes quantidades e/ou diferentes tipos de óleos, dando origem a cold creams modificados e de melhor performance.
BHT: é usado na fase oleosa como agente antioxidante no processo de fabricação de cremes e loções. É um pó cristalino branco ou com pouca coloração e com um leve odor. Praticamente insolúvel em água; também é usado por possuir atividade antimicrobiana. Para melhorar sua eficiência o BHT é frequentemente usado em combinação com outros antioxidantes como o BHA e com sequestrantes.
Nipazol: é um conservante antimicrobiano, pouco solúvel em água seu efeito de conservação é potencializado quando associado com o Nipagin na formulação apresenta total solubilidade em água quando aquecido.
Nipagim: Os parabenos (nipagin e nipazol) são utilizados como conservantes por possuírem atividade antimicrobiana. O uso de conservantes é essencial em qualquer formulação, especialmente naquelas contendo água.
Glicerina: Umectante, promove adesividade.
Oleato de decila (Cetiol V): assemelha-se aos lipídeos naturais da