Desenho técnico
Apostila produzida a partir de contribuições de diversos autores
Lembretes
• Nunca traçar uma linha voltando para trás
• Nunca passar a borracha por todo o desenho depois dele terminado
O que é Desenho Técnico
É uma forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia e também da arquitetura. Utilizando-se de um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e indicações escritas normalizadas internacionalmente, o desenho técnico é definido como linguagem gráfica universal.
O Desenho Técnico permite a leitura e interpretação gráfica do meio tridimensional num meio
Bidimensional.
Diretrizes • Normas Técnicas – nacionais e internacionais • Sistemas de Projeção – 1º. e 3º. diedros • Instrumentos / equipamentos • Processos de construção gráfica
A Padronização dos Desenhos Técnicos
Para transformar o desenho técnico em uma linguagem gráfica foi necessário padronizar seus procedimentos de representação gráfica. Essa padronização é feita por meio de norma técnicas seguidas e respeitadas internacionalmente.
As normas técnicas são resultantes do esforço cooperativo dos interessados em estabelecer códigos técnicos que regulem relações entre produtores e consumidores, engenheiros, empreiteiros e clientes. Cada país elabora suas normas técnicas e estas são acatadas em todo o seu território por todos os que estão ligados, direta ou indiretamente, a este setor.
No Brasil as Normas Brasileiras - NB são aprovadas e editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, fundada em 1940. Para favorecer o desenvolvimento da padronização internacional e facilitar o intercâmbio de produtos e serviços entre as nações, os órgãos responsáveis pela normalização em cada país, reunidos em Londres, criaram em