Louva-a-Deus
Os mantódeos são conhecidos popularmente como louva-a-deus(ou louva-deus), põe-mesa(ou ponhamesa), pai-de-cobra, bendito e cavalinho-de-nosso-senhor. Não são raros, mas, face a baixa densidade populacional e grande capacidade de camuflagem, não são vistos com frequência pelo observador comum.
São predadores vorazes encontrados em quase todo o mundo, mas a maioria ocorre nas regiões tropicais (legal para nós, brasileiros). No mundo, foram descritas 2.401 espécies/subespécies e no Brasil, 273 espécies. Estima-se a existência de cerca de 3.500 espécies no mundo e 700 no Brasil (para a nossa alegria).
Corpo geralmente alongado a muito alongado e estreito (baciliforme), chegando a mais de 140 mm de comprimento em alguns espécimes da região Neotropical. As formas baciliformes podem ser confundidas com bichos-pau (Phasmatodea) por observadores pouco experientes.
Os espécimes pequenos podem ser confundidos com pequenos grilos ou baratas.
Os machos são menores que as fêmeas, em alguns casos menos da metade do comprimento da fêmea.
Os mantódeos adultos têm grande variedade de formas, que incluem vários tipos de camuflagens com galhos e com folhas vivas e mortas e outras gemas foliares. Há ninfas que mimetizam formigas.
O comportamento no grupo é complexo, parecendo haver grande capacidade de memorização e de aprendizagem. A maioria das espécies possui a cabeça com acentuada mobilidade, o que os fazem os únicos insetos hipognatos capazes de olhar para trás em posição prognata(ou seja, "olhar por cima dos