Lourenco Aquecimento Global
De acordo com as pesquisas realizadas, e com o que nos foi solicitado, o nosso relatório contem a definição de aquecimento global, causas, consequências e algumas medidas de mediação. Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas ou mesmo assistimos, isto é, no caso do distrito de Montepuez as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido no dia - à -dia.
1.Aquecimento Global
1.1 Conceitualização O aquecimento global é o aumento da temperatura do planeta provocado pelo efeito estufa, um fenómeno que ocorre quando o calor do Sol acumula-se na superfície e na atmosfera da terra e não consegue dispersar-se porque é retido por uma barreira formada por muitos gases poluentes, que agem como se fossem o vidro de uma estufa de plantas. O aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa, amplificado por respostas naturais a esta perturbação inicial, em efeitos que se autorreforçam em realimentação positiva. Esse aumento de temperatura vem ocorrendo desde meados do século XIX e deverá continuar no século XXI. Os principais gases estufa emitidos pelo homem são o dióxido de carbono e o metano, e decorrem de várias actividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis, o uso de fertilizantes e o desmatamento. Esses gases atuam obstruindo a dissipação do calor terrestre no espaço.
Como o próprio nome já diz, aquecimento global é a elevação da temperatura do planeta, gerando sérias complicações como: furacões, secas, enchentes, extinção de milhares de animais e vegetais, derretimento dos pólos e vários outros problemas que o homem não tem condições de enfrentar ou controlar.
1.2 Causas do aquecimento global As causas apontadas pelos cientistas para justificar este fenómeno podem ser naturais ou