ORIGEM
Com o advento do pensamento democrático, o povo resgata a sua individualidade, o como sujeito tem uma opinião. Além disso, o pensamento democrático faz surgir outro conceito no século VIII a.C. que foi a distinção entre a esfera pública e privada. Na medida em que recompõe o mundo público e privado fortalece esse conceito e clareia a compreensão de opinião pública.O surgimento desta,e fundamental para o fortalecimento da democracia.Rousseau já falava da relevância da opinião do povo,caracterizando-a como a mais importante de todas as lei existente no Estado.
Dentro desse contexto, a opinião publica é construída na sociedade democrática com uma forte participação da mídia.Assim,a evolução da imprensa e o desenvolvimento do sistema capitalista exercem uma influencia recíproca,marcante e decisiva com o passar do tempo na formação da opinião pública.
Numa das primeiras fases da imprensa (séc. XVI-XVII) era organizadas em pequenas empresas artesanais onde o objetivo era o interesse comercial modesto. A pequena empresa jornalística tinha como principal objetivo organizar as noticias que circulavam e verificar sua relevância junto ao público leitor. Com o passar dos anos, os jornais passam a não só publicar noticias,mas se torna,numa escala crescente,uma espécie de porta-voz de diferente grupos com suas lutas sociais.Tornando assim,um formado de opinião pública.Além disso, muitos jornais passaram a ser financiados por grupos ideológicos,partidos políticos e profissionais liberais.
A expressão opinião pública surgiu pela primeira vez no século XVIII,por Jean Jacques Rousseau,que utilizou dentro do contexto político-filosófico e a definiu como “a vontade geral do povo,é o poder do povo contra a monarquia”.Porém,nos tempos da Grécia antigas,já conclamavam que “a voz do povo é a voz de Deus”,fazendo referencia a opinião pública.
Portanto, a formação da opinião pública tem uma forte relação com a mídia, pois através dos seus informativos moldam a ideologia da