Loucos anos 20
Daniela Garcia, Daniela Batista, Isa Oliveira, Rafaela Laja e Vasco Bernardo
LOUCOS ANOS 20
ÍNDICE
Introducão
3
Antecedentes dos loucos anos 20
4
Economia
6
Uma nova mentalidade
10
Cultura de massas
11
Novas Ciências e descobertas
14
A literatura
19
A nova mulher
20
A Moda
23
Política
27
Conclusão
28
Bibliografia
29
2
LOUCOS ANOS 20
Introducão
Neste trabalho é apresentada uma abrangente pesquisa sobre o que foram Os
Loucos Anos 20.
Primeiramente, como forma de contextualização ao tema, são expostos os antecedentes de forma a levar à compreensão das circunstâncias e dos acontecimentos passados que induziram esta época da História Contemporânea.
De seguida são identificados os pontos de mudança a nível de uma nova mentalidade, economia, política, novas ciências e descobertas feitas nesta altura e ainda no campo da literatura. É evidenciada também a emancipação da mulher como uma importante etapa e as suas características bem como a moda e o estilo de vida.
3
LOUCOS ANOS 20
Antecedentes
O século XX foi o século das grandes cidades. Nas vésperas da Primeira
Guerra Mundial contavam-se, na europa, 180 aglomerados urbanos com mais de 100000 habitantes e alguns atingiam já uma escala gigantesca, alojando vários milhões de pessoas.
Pela primeira vez na Historia no mundo industrializado, a população urbana ultrapassou a das zonas rurais. Esta urbanização maciça que não parou de se acentuar, operou transformações profundas na vida e nos valores da civilização ocidental.
Em 1918, quando termina a primeira guerra mundial, o mundo não foi mais o mesmo. Uma nova ordem mundial nasce, assente no direito dos povos a disporem de si próprios.
A democracia liberal regista progressos no ocidente e o socialismo marxista consolida-se na Rússia Soviética. Com uma Alemanha desmilitarizada, vários acordos de paz surgiram e a eles ficou-se a dever uma nova