Indústria da Região do ABC
A região do Grande ABC ou ABC Paulista, faz parte da região metropolitana da capital paulista, a Grande São Paulo, sendo reconhecida pelo seu vigor econômico e pela sua alta industrialização. A sigla ABC é determinada pelos nomes dos seus principais municípios: Santo André(A), São Bernardo do Campo(B) e São Caetano do Sul(C), porém a região conta ainda com os municípios de Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Mapa da região do ABC paulista
Atualmente, a região do Grande ABC é considerada o principal pólo industrial brasileiro e um dos mais importantes destaques no contexto da economia da América Latina.
A região se modernizou no século XIX com a instalação da ferrovia Santos-Jundiaí pela companhia inglesa São Paulo Railway nas proximidades do Rio Tamanduateí, em 1870, cujo empreendimento visava à melhoria do transporte de gêneros agrícolas do interior do estado de São Paulo até o porto de Santos, em especial o café.
Com esse empreendimento, começaram a instalarem-se indústrias na região, que viam vantagens em relação ao transporte e disponibilidade de áreas próximas à linha férrea, além de incentivos fiscais apresentados por alguns municípios.
A partir da década de 1950, houve uma mudança nas características das indústrias de região. Com investimentos privados, estatais e devido às facilidades no transporte e incentivos fiscais dos municípios, ocorreu grande crescimento nos setores automobilístico, metalúrgico, mecânico, químico, petroquímico, de material elétrico e de autopeças na região, indústrias que necessitavam de mão de obra mais especializada.
Na década de 1970 houve uma expansão e concentração do parque industrial brasileiro em São Paulo, sendo o ABC, a principal região industrial do estado no momento denominado “milagre econômico”.
A região do Grande ABC ganhou status nacional devido principalmente à sua forte economia baseada na indústria de transformação em diversos seguimentos.