Lote economico de compra
1.1
INTRODUÇÃO
Com o objetivo de abordar o tema de lote econômico e estoques de compra, esse trabalho visa a entender os componentes e as quantidades de bens físicos que sejam conservados por um intervalo de tempo de forma improdutiva. Sendo ele a principal importância no sistema operacional e financeiro nos setores industriais e empresarias.
1.2
CONCEITO
O lote econômico de compra é a quantidade de material a encomendar de casa vez para se obter o mínimo custo total,levando-se em conta as despesas de armazenamento,os juros do capital empatado e as despesas gerais de compra.
No caso em que uma empresa que planeja comprar, para cobrir suas necessidades anuais, determinada quantidade de um produto, (Cem mil parafusos, por exemplo) poderia resolver colocar um pedido único de cem mil unidades representando as necessidades do ano inteiro, ou poderia fazer dois pedidos semestrais de cinquenta mil unidades ou quatro pedidos trimestrais de vinte e cinco mil, ou seis pedidos bimestrais de dezesseis mil e seiscentas, ou ainda doze pedidos mensais de oito mil e trezentas unidades.
’’ Quanto maior o lote comprado maiores serão empate de capital e os juros sobre o mesmo ‘’
Os Elementos que entram no cálculo do lote econômico são:
• O tamanho do lote, ou seja, o número de unidades compradas de cada vez: Q;
• O número total de peças encomendadas anualmente: R;
• O custo de colocação de cada pedido (contato, administração etc.): P;
• O preço unitário de compra do material considerado: C;
• A taxa de armazenamento total: t, que compreende por sua vez uma taxa de juros i, uma taxa de seguros s, uma taxa de armazenamento físico a.
K, custo total anual de compra, em cruzeiros, é dado então pela expressão: k=RC+R/Q P+QC/2(i+s a) k é a soma de três parcelas: o custo anual da mercadoria, o custo anual de administração da compra e o custo anual do armazenamento. 2
2.1
CUSTO DE ESTOQUE.
Para calcularmos o Lote Econômico