Lote econômico de compra e de fabricação
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS
AMERICANA
Lote Econômico de Compra e de Fabricação
Lote econômico é a quantidade ideal de material a ser adquirida em cada operação de reposição de estoque, onde o custo total de aquisição, bem como os respectivos custos de estocagem são mínimos para o período considerado. Este conceito aplica-se tanto na relação de abastecimento pela manufatura para a área de estoque, recebendo a denominação de lote econômico de produção, quanto à relação de reposição de estoque por compras no mercado, passando a ser designado como lote econômico de compras.
A decisão de estocar ou não determinado item é básico para o volume de estoque em qualquer momento. Ao tomar tal decisão, há dois fatores a considerar:
1.É econômico estocar o item?
2.É interessante estocar um item indicado com antieconômico a fim de satisfazer um cliente e,portanto, melhorar as relações com ele?
O primeiro fator pode ser analisado matematicamente. Em geral, obviamente não é econômico estocar um item se isso excede o custo de comprá-lo ou produzi-lo de acordo com as necessidades. Também pode ser demonstrado que não é econômico estocar itens quando as necessidades médias dos clientes, ou a média de consumo da produção, tenham um excesso correspondente à metade da quantidade econômica do pedido.
A questão de saber se é possível estocar um item, embora seja antieconômico fazê-lo, a fim de prestar um melhor serviço ao cliente, representa uma decisão mais difícil porque freqüentemente é impossível atribuir um exato valor em dinheiro à satisfação do cliente. O problema é que o tempo necessário para comprar e ou fabricar pode ser maior do que ele deseja esperar. Neste caso a decisão terá de ser tomada numa base de item por item sobre o custo de fabricação na base de pedido por pedido.
Vianna (2002, p. 158), diz que o lote econômico de compra (LEC) “representa a quantidade de material, de tal