Lord kelvin
Físico e Matemático.
Nasceu em 1824 (Belfast – Irlanda do Norte)
Filho de James Thomson e Margaret Gardner, sua mãe morreu em 1830 quando tinha 6 anos de idade. Após a morte de sua mãe mudou para Glasgow na Escócia, com seu irmão e seu pai.
Aos 8 anos já assistia conferências do pai, que era professor na Instituição Acadêmica Real de Glasgow. Aos nove anos quase morreu por problemas no coração. Aos 10 anos de idade, Kelvin foi aceito pela Universidade de Glasgow. Aos 12, ganhou um prêmio por traduzir o livro de Somosata “Diálogos de Deus” do Latim para o Inglês, Kelvin era tão inteligente que logo adolescente escreveu seu primeiro estudo na área, porém achavam mais conveniente que fosse apresentado por um professor mais velho na Royal Society (em Edimburgo Escócia), pois previam que a plateia ficaria incomodada ao assistir a uma aula dada por alguém tão jovem. Foi para Universidade de Cambridge na Inglaterra, lá ele conquistou prêmios em remo, matemática e fundou a sociedade de música. As dezenas de artigos em matemática aplicada que Kelvin produziu em Francês e Inglês. Recebendo no final do curso o prêmio Smith (condecoração dada aos melhores alunos de matemática e física). Depois aperfeiçoou se em Paris fazendo sua pós graduação.
Aos 22 anos aceitou o cargo de professor de Filosofia da Natureza na Universidade de Glasgow. Nesse mesmo ano fundou o primeiro laboratório para o aprendizado da Física, ocupou este cargo durante 53 anos. Alguns dos seus maiores trabalhos foram:
A divisão da escala de temperaturas hoje chamada de Kelvin;
Inventou Galvanômetro de Espelho; instrumento utilizado para detectar ou medir correntes elétricas.
Foi responsável pela implantação do serviço telefônico na Grã-Bretanha e Telégrafo Transatlântico, aperfeiçoando os cabos de condutores de eletricidade. Invento pelo qual ganhou o titulo de Lorde da Rainha Victoria.
A única frustração de Kelvin foi em calcular da idade da Terra. A questão ocupou