Londres - sistema de transporte
O Pedágio urbano em Londres foi instituído no dia 17 de fevereiro de 2003, os motoristas pagam 5 libras (equivalentes a 27 reais) por dia para entrar ou estacionar na área delimitada pelo esquema, entre 7:30 horas e 18:30 horas, durante os dias úteis.
- A tarifa pode ser paga em vários locais ( internet, banca de jornal, etc...)
- o controle é realizado através de câmeras que possuem um programa que tem a função de interpretar as placas dos carros, e verificar se o pedágio foi pago ou não.
Londres – o pedágio diminuiu o congestionamento ( tempo de viagem) em 30% e o transito de veículos de 4 rodas em 15%
- segundo TFL (2003) mais de 50% da população Londrina apoia o pedágio urbano, sendo que 30% são adversos. Diante disso por volta de 70% dos resistentes ao pedágio, consideram o plano efetivo para diminuição dos congestionamentos.
- Uma pesquisa com 500 firmas localizadas dentro do perímetro do pedágio, concluiu que 72% dos comerciantes da capital acreditam que o sistema esteja funcionando a contento; 58% são da opinião que o sistema é positivo para a imagem da cidade; 26%, no entanto, declararam que o imposto teve um impacto negativo na economia local, enquanto 35% foram da opinião que seus custos aumentaram em função do pedágio urbano (GLA, 2004b).
- um 1/3 dos carros deixaram de circular durante a vigência do pedágio. Caminhonetes e caminhões diminuíram 11%
- A velocidade média geral dos veículos havia subido para 17 km/h. O transporte público conseguiu absorver bem o aumento da demanda: o tempo adicional de espera pelos ônibus (devido a sua irregularidade) caiu 30% e a velocidade média dos ônibus no centro aumentou em 6%.
(duvidoso) – melhoria na qualidade do serviço de ônibus, porém isso não foi devido somente a melhora do trafego, mas pela evolução na gestão do serviço. ( horários respeitados e supervisão da rota dos ônibus)
- o sistema metroviário que estava dentro do perímetro do pedágio urbano teve