Lomo
A arte de fotografar com uma Lomo consiste em fotografar ao acaso, de forma imprevisível.
A Lomografia não é uma fotografia encenada, produzida; é uma fotografia do quotidiano.
A “lomomania” começou em 1991, quando 2 jovens durante as férias descobriram a máquina Lomo. Começaram a fotografar tudo e sem olhar para a objectiva, mas o que é certo é que gostaram do resultado final.
A Lomo foi lançada em Lisboa em 2000, e desde então já foram feitas muitas exposições e workshops.
Slogan: Com uma Lomo por perto, apanha-se sempre o momento certo
Uma vez que se consegue tirar fotografias interessantes sem sequer saber ao certo o que se está a fotografar, considero que todos os momentos são certos para tirar uma fotografia Lomo, até porque nem sempre é o conteúdo da foto que importa mas sim o que dos efeitos pode resultar.
Cliente alvo: penso que um bom cliente alvo são os adolescentes uma vez que maioritariamente passam por uma fase de irreverência e que acabam por gostar de tudo o que é diferente simplesmente porque sim, e gostam de experiências novas. Posteriormente até poderão acabar por levar este gosto consigo até à fase adulta.
Posicionamento: Relativamente aos pontos de venda destas máquinas, acho que o local adequando são em postos de venda de electrodomésticos, áudio visuais e multimédia; como a fnac, a worten e a media markt; mas também em lojas especializadas em fotografia que é o caso da color foto.
Campanhas de marketing: hoje em dia é raro encontrar um jovem que não esteja registado numa rede social. Uma vez que considerei serem estes o cliente alvo, acho que a melhor forma de publicitar estes artigos é pelas redes sociais, onde estes jovens podem postar as fotografias que tiram e assim darem a conhecer a outras pessoas. Assim como, a própria marca também através destas redes pode fazer promoções ou campanhas de publicidade que acabam por ser partilhadas pelos membros da rede e assim chegarem a toda a gente.. É o caso do