Logística
ERP,SCM E CRM
Leandro Dias Ramos
ERP (Enterprise Resource Planning)- Sistemas de gestão empresarial.
Imagine uma empresa que conta com vários sistemas, um para lidar com as contas a pagar, um para gerar folhas de pagamento, um para controlar vendas, um para gerenciar impostos, um para analisar metas e desempenho, entre outros. Em vez de existir um ou mais softwares isolados para cada departamento da companhia, não seria melhor contar com uma integração entre eles, de forma que todos fizessem parte de um sistema.
Com um único sistema integrando todos os departamentos - ou pelo menos os setores mais importantes, a comunicação interna se torna mais fácil e menos custosa.
Os sistemas de ERP lidam com os vários departamentos de uma empresa. No entanto, não precisam, necessariamente, cobrir cada uma delas, pelo menos não ao mesmo tempo. Dependendo das expectativas da companhia em relação ao ERP, é possível atender determinadas áreas em um primeiro momento e as demais de maneira progressiva. Para isso, os provedores fazem o fornecimento do sistema em módulos, que são divididos de acordo com suas funcionalidades.
Eis algumas categorias de módulos que se encaixam nesse contexto:
Financeiro;
Contabilidade;
Recursos humanos;
Ativo fixo;
Processos;
Projetos;
Jurídico.
SCM (Supply Chain Management)- Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística. Enquanto a Logística representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final.
Para reforçar o entendimento do que é Supply Chain Management e o que é Logística, O “supply chain” um termo que considera uma sequencia de compradores ou vendedores trabalhando em conjunto para levar o produto da origem até a casa do