Logística
PASSO 2:
“Casas Bahia [...] está operando com um novo centro de distribuição em São Bernardo do Campo [...] por sua localização privilegiada, próxima ao entroncamento das rodovias Anchieta e Imigrantes, o novo centro de distribuição da rede de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos reduz em cerca de 80 % o custo da entrega em sua área de abrangência, em relação às despesas anteriores de transporte , quando as mercadorias destinadas a essas regiões saíam do centro principal da empresa, localizado em Jundiaí. O cálculo leva em conta o tempo que era gasto pelos caminhões da frota nos congestionamentos da capital, o custo do funcionário que ficava preso no transito, o desperdício de combustível e o acumulo de entregas. A empresa deve inaugurar [...] novos centros”
PASSO 3: A administração de recursos é em grande parte baseada em técnicas que interagem os elementos de tecnologia de manufatura e otimizam a utilização de pessoas, materiais e instalações e equipamentos. Administrar recursos escassos tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros, administradores e praticamente todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas às atividades produtivas. A administração de recursos materiais engloba a seqüência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final. A administração de recursos patrimoniais trata da seqüência que, assim como a administração dos recursos materiais, tem início na identificação do fornecedor até o produto final.
O fluxo da empresa envolve basicamente o Processo de Realização do Produto, este último entendido como, o resultado de um processo de transformação; algo a que se agrega valor e que está sendo manipulado para posterior oferta ao mercado ou como resposta a uma solicitação o mercado. O