Á vida
Sabemos que a sociedade, nos dias atuais, atribui a responsabilidade quase total da educação de crianças, jovens e adultos a instituição denominada Escola, deixando evidente que ela deve desempenhar um papel fundamental para o bem-estar de todos os indivíduos, transformando-os em cidadãos político-sociais.
Neste contexto encontramos a figura do docente, profissional que auxiliado por uma equipe pedagógica formado por pedagogos, tem a função de ensinar, criando meios que propiciem o aprendizado. Como disse Freire (1996, p.22) “[...] ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção ou a sua construção” (grifo do autor), promovendo assim a existência de indivíduos pensantes, responsáveis e críticos.
Neste meio, ser professor, para muitas pessoas é uma vocação, uma missão, sendo que isso é de extrema importância porque evidencia o papel importante que esta profissão representa para a sociedade, mostrando que lecionar deve ser um ato de amor (JESUS, 2000).
Todo aquele que se destina ao trabalho no espaço pedagógico precisa estar envolvido com o ato educativo, expressando uma dedicação na construção de uma postura ética-política e ____________________________________________________________
_______________
¹ Graduada em Pedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante
pedagógica para o desenvolvimento de uma escola precursora da autonomia e da liberdade.
Para que se compreenda melhor esta postura ética-política e pedagógica que os educadores precisam desenvolver para tornar o ato educativo em um caráter de respeito e responsabilidade, discorrerei sobre algumas idéias lançadas