LOGÍSTICA
A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NA ADMINSTRAÇÃO HOSPITALAR COMO UM
DIFERENCIAL NA QUALIDADE DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
JOSÉ RICARDO DE SOUZA RIBEIRO
Artigo monográfico apresentado em cumprimento às exigências para de conclusão da disciplina de Estágio Orientado III, turma 1770 do curso de administração de empresas.
Rio de Janeiro - 2008
RESUMO:
Este artigo defende a idéia da importância do gerenciamento interno dos estoques e da gestão de compras na busca da minimização de capital empatado e a satisfação do cliente, mostrando como a utilização do sistema logístico pode colaborar para a melhora da eficiência da gestão hospitalar, apontando os benefícios adicionados com a inserção deste sistema, tanto para a Organização como para seus clientes. Discutir a gestão hospitalar sob um enfoque logístico, objetivando soluções e modelos de logística que viabilizem a melhoria do sistema, possibilitando melhores resultados em termos de custo e benefício, promover a organização do almoxarifado criando um controle interno de compras e do estoque para que sejam minimizados erros e fraudes, evitando desperdícios de produtos.
INTRODUÇÃO:
A Logística originou-se no século XVIII, no reinado de Luiz XIV, onde existia o posto de Marechal – General de Lógis -, responsável pelo suprimento e pelo transporte do material bélico nas batalhas.
Em 1844 Dupuit desenvolveu um processo decisório para a escolha entre modais de transporte rodoviário e aquaviário considerando a estocagem entre essas variáveis.
No Brasil a logística surgiu entre as décadas de 1980 e 1990, em função da mudança na forma com que as organizações viam seus clientes.
Até então, acreditava-se que os serviços prestados eram suficientes para atenderem as necessidades do cliente, sem importar realmente com o que ele queria.
Essa mudança de visão fez com que as empresas procurassem não mais possuir depósitos descentralizados, mas sim centralizados e com