administração financeira
Com o advento da globalização, que inseriu no mercado mundial a figura da economia globalizada, surgiram fatores determinantes para o sucesso das empresas. A "economia globalizada" traz consigo uma rápida evolução do mercado financeiro internacional, o que exige dos profissionais que atuam na área agilidade no processo de tomada de decisões.
Diante do exposto, o presente trabalho foi elaborado com o intuito de fornecer ao leitor uma idéia básica sobre a "administração financeira", bem como o perfil do profissional que atua neste nicho mercadológico.
O tema foi subdivido em quatro tópicos, sendo o primeiro a demonstração das áreas de decisões, o segundo o relacionamento da administração financeira com a contabilidade, o terceiro a demonstração das funções e atribuições do administrador financeiro e, por fim, um quarto ponto, que dita sobre risco, retorno dos investimentos.
1. Áreas de Decisões
O administrador financeiro, como veremos posteriormente, possui três atribuições básicas, que são a análise, planejamento e controle financeiro; a tomada de decisões de investimentos e a tomada de decisões de financiamentos.
Não só como atribuições podem se caracterizar pontos acima mencionados, mas também podem ser considerados como áreas de decisões do administrador financeiro.
Análise e Planejamento Financeiro - análise e planejamento financeiro dizem respeito à: transformação dos dados financeiros, de forma que possam ser utilizados para monitorar a situação financeira da empresa; avaliação da necessidade de se aumentar ou reduzir a capacidade produtiva e; determinação de aumentos ou reduções dos financiamentos requeridos.
Essas funções abrangem todas as demonstrações contábeis atualmente utilizadas, porém com ênfase maior no balanço patrimonial e na demonstração de resultado do exercício. Embora a análise e o planejamento financeiro estejam fortemente vinculados a demonstrativos financeiros elaborados sob a égide do regime de competência, seu