Logística
Um processo de negociação pode ocorrer entre diferentes tipos de protagonista, envolvido vários indivíduos, grupos ou exigir a intervenção de terceiro que funcionarão como mediadores ou árbitros do processo de negocial do caso.
1-Processo Interpessoal
Este processo de negociação tem caracteriza por envolver dois participantes, que atuam exclusivamente em função dos seus interesses individuais, como pessoas particulares, não estando envolvidos quaisquer grupos ou instituições.
2-Processo Intragrupo
As negociações Intragrupo envolvem mais de dois indivíduos pertencentes ao mesmo grupo e geralmente acontecem quando os participantes têm interesse tanto em cooperar como em competir.
Este é um processo que ocorre frequentemente entre elementos de uma equipe de trabalho, em que há simultaneamente interesse na defesa dos objetivos globais, mas também, na optimização das posições individuais.
É frequente este processo de negociação em que diferentes participantes procuram, reforça posições ou propostas, negociando previamente entre si, formas de coligação ou alianças.
3-Processo Intergrupo
Estes processos de negociação envolvem dois ou mais indivíduos e/ou organizações e regra geral são conduzidos por representantes a quem foi atribuído um mandato. As reuniões internacionais da EU ou da ONU, são um exemplo.
Estas negociações envolvem normalmente dois processo de negociação:
*No interior de cada grupo entre elementos e o representante;
*entre grupos através dos representantes. Por norma. Estas negociações são mais competitivas e “acesas”
4-Processo de negociação assistida: mediação e arbitragem.
Os processos de negociação em determinadas situações além das partes diretamente envolvidas, podem pressupor a Intervenção de terceiros. A este nível podemos ter dois tipos de negociação diferentes: a Mediação e a arbitragem.
Estas formas de intervenção Surgem, sobretudo, quando as negociações chegam a um impasse e/ou existe uma situação de