A construção de nações
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA HISTÓRIA COMTEMPORÂNEA I
Professora formadora: Dr. Marco Antonio Stancik
Tutor de Pólo: Solange da Silva Pinto
ALUNO(A): Jaison Henrique Mainardes
PÓLO: Ponta Grossa
Proposta
ATV-UIII1 - Tarefa da Unidade III (valor 20,0)[->0]
Observações:
Em um editor de texto, digite o que se pede abaixo.
Salvar o arquivo com o seu nome e no TIPO do formato em .RTF (rich text format) - Exemplo: fulano.rtf
Depois anexar o arquivo nesta atividade.
Caro aluno, nas questões a seguir, evite transcrever a fala dos autores, utilizando sempre suas palavras de forma reflexiva (valor: 10,0 cada questão)
1) A partir da leitura de “A construção das nações” (HOBSBAWM, 2007, p. 125-145), comente o papel desempenhado pela educação escolar na constituição do nacionalismo europeu do século XIX: (aproximadamente 10 linhas).
2) Comente a afirmação de René Rémond, segundo o qual “O fenômeno nacional aparece, portanto, como universal, e esta não é a menor singularidade deste movimento, que, sendo uma afirmação da particularidade, é talvez o fenômeno mais universal da história (RÉMOND, 2003, p. 237): (aproximadamente 10 linhas).
Digite seu texto.
Questão 1: A partir do texto de Hobsbawm “A construção das nações”, percebemos alguns dos aspectos que conduzem grupos a se unirem em torno de um bem comum. Podemos citar nesse sentido a formação de nações e o sentimento de nacionalidade. Para o desenvolvimento dessas nações a educação escolar foi e ainda é um dos fatores fundamentais na construção de uma nacionalidade, pois há aspectos comuns como por exemplo os lingüísticos, os culturais, entre outros.
Segundo o entendimento sobre o texto, o Estado busca introduzir aspectos de legitimação de nação aos indivíduos o mais rápido possível, onde um dos principais meios utilizados para isso é por meio da educação escolar.
Questão 2: A construção