Logística o ramo da gestão - resenha/resumo
Logística é o ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos. Ela cria mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. O termo Logística de acordo com o dicionário vem do Francês Longistique.
As novas exigências para a atividade logística no Brasil e no mundo passam pelo maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos redução dos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante dos produtos, programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da fabricação, análises de longo prazo, dentre mais.
A logística é dividida em dois tipos de atividades, as principais e as secundárias. As principais inclui transportes, manutenção de entoques e processamento de pedidos. E as secundárias, armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento e sistema de informação Cadeia de Suprimentos. O início do processo logístico se da na correta escolha e no estabelecimento de parcerias com fornecedores, exigindo ademais que o canal de distribuição esteja apto a atender plenamente ás necessidades e expectativas do cliente final.
As empresas que utilizam o gerenciamento da cadeia de abastecimento estão conseguindo significativas reduções de estoque, eliminação de perdas, maior confiabilidade e flexibilidade. Em termos simples, a gestão da cadeia de suprimentos envolve a coordenação de todas as atividades ligadas ao processamento dos pedidos dos clientes, desde a pré-produção até a entrega. É bastante grande o volume de negócios em escala mundial e maior ainda o número de produtos transportados diariamente. Isso precisa ser tratado adequadamente para evitar trabalho e custos extras. É onde entra a logística reversa que é a área responsável por este fluxo reverso de produtos seja qual for o motivo: reciclagem,