Resenha critica
LUNKES, Rogério João; ROSA, Fabricia S.da. A aplicação da teoria das restrições-TOC no planejamento da capacidade e do mix de unidades habitacionais em empresas hoteleiras. Turismo: visão e ação. Santa Catarina, v. 9, n. 1, p. 95-105, jan./abr. 2007.
1 CREDENCIAIS DOS AUTORES
Rogério J. Lunkes é professor adjunto do Departamento de Ciências Contábeis (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/SC). Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/SC), Graduado em Ciências Contábeis (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/SC).
Fabrício S. da Rosa é professora da Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC - Campus Única). Mestre em Engenharia de Produção e Graduada em Ciências Contábeis (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/SC).
2. RESUMO DO ARTIGO
O artigo é constituído por tópicos onde na introdução é feita uma abordagem sobre o grande numero de hotéis instalados e a entrada de grande redes internacionais no Brasil deixando o ramo altamente competitivo,surgindo assim, a necessidade de aprimorar a qualidade, a diversidade de serviços e praticas de gestão para que possa evitar problemas futuros. Ainda na introdução os autores apresentam a TOC e a importância de sua aplicação nas redes hoteleiras como uma ferramenta de gerenciamento do processo de execução dos serviços na identificação e eliminação dos gargalos já que as empresas hoteleiras precisam planejar a melhor forma de executar seus serviços para que possam reduzir as restrições que limitam a obtenção de melhores resultado. No segundo tópico é feito a fundamentação teórica sobre a Teoria da Restrição-TOC no qual falam da origem, conceito e objetivos no qual mostram a importância da TOC na identificação dos gargalos no processo de execução que limitam o processamento do hotel e conseqüentemente, a lucratividade. No terceiro tópico é apresentado a metodologia de